sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Sobreira Formosa Feira do Outono QUINTAIS

Dia 20 de Setembro  Passeio pedestre 8km 17h00

Na linda aldeia de Sobreira Formosa iniciámos o percurso pelas 17h30 com um a chuva insistente que deixou muitos em terra, quer dizer, abrigados no pavilhão. Não fosse o S. Pedro o nosso santo de estimação, e não havia quinhentos metros decorridos, já o sol inundava de raios brilhantes a nossa ascensão. Falaram-nos que haveria subidas...Por entre pinheiros rodeados de magníficas torgas floridas, com a sua cor rosa, os passos céleres de quem está habituado a trepar por caminhos irregulares depressa chega ao alto. Sim, a subida era apenas uma, mas durou por mais de quatro quilómetros. Aqui e ali os medronhos maduros despertam o interesse de alguns. Ao longe vislumbra-se a serra das talhadas onde, dizem, os nossos amigos franceses esquartejaram uns quantos. Mais ao fundo adivinha-se a Foz do Cobrão, no rio Ocreza com as suas Portas de Almourão. Mais longe o olhar perde-se entre os claro-escuros do fim de tarde.
Começamos a descer e o caminho vê-se encaixado entre belos muros de pedra que escondem hortas e pastos, que anunciam uma aldeia próxima. As figueiras são rebuscadas à procura dos três ou quatro figos maduros  - apesar das chuvas intensas de Setembro nem tudo está perdido -, que pendem convidativos de algumas ramadas.
Entramos por um quintal e vamos-nos deliciando com os produtos da temporada -tomates, pimentos amarelos, vermelhos e verdes, beringelas, couves ainda imberbes mas formosas, alfaces muito jovens, etc -. Alguém se interroga sobre umas folhas de intenso verde que saem da terra em intensa profusão: - São os almeirões, alguém exclama. Aqui consome-se sobretudo no inverno, porque resistem muito melhor que ás alfaces ao frio intenso. Num anexo que esconde no seu profundo interior uma mina (contra-mina) de água, está instalada a adega. Os proprietários, familiares da Sandra, oferecem vinho a rodos aos mais foliões, e também deliciosos bolinhos para acompanhar.
Saímos para a tarefa que aqui nos trouxe. Um campo de milho estende-se à nossa frente, pejado de plantas hirtas, mas já secas, prontas para ser desapossadas do seu fruto - as maçarocas -.
Foi efectivamente este o tema que aqui nos pôs a andar. 
Recolhemos uma quantos para uma cesta de vime e lá vamos na ilusão de que a carroça nos espera à porta daquela hospitaleira casa. Mas não! Descemos, pela aldeia - a Póvoa -, e só lá muito, muito longe podemos aliviar a carga. Mas não é só o burro e a carroça, que nos esperam, um grupo de cantares, com moçoilas esbeltas e atrevidas, acordeonistas, ferrinhos e adufes, organizam-se numa comitiva bem disposta em que os únicos estranhos somos nós, os cerca de cem caminheiros que aqui chegámos. O Grupo de Danças e Cantares da Sobreira Formosa, vai animando o caminho que ainda falta. No largo da Sobreira organiza-se um momento de folia com cantares, danças e momentos teatrais. Depois seguimos em cortejo até ao pavilhão onde se realiza entre hoje e amanhã mais uma festa dos Quintais. À chegada, gentes trajadas a rigor distribuem pipocas... Rapidamente se organiza uma desfolhada com todos os presentes, e em momentos muito bem conseguidos, relembra-mos ou reaprendemos a descamisar maçarocas e a beijocar as garotas sempre que algum milho roxo desponta nas nossa mãos.
Estas caminhadas promovidas pela câmara municipal de Proença-a-Nova, são sempre uma surpresa, e esta ficou na memória de todos. 
Amanhã cá estaremos sob outros temas desfrutando da Zona do Pinhal.
A noite continua com petiscos tradicionais servidos nas tasquinhas, venda de produtos nos postos do mercado improvisado, momentos de teatro e com um bailarico à moda antiga. 
Não fosse o caminho de volta longo e ficaríamos por ali até que a alma mais não pudesse, pois as pernas, essas, além dos oito quilómetros de caminhos, já levavam horas de folia.
109º Passeio Pedestre  Sobreira Formosa
20 DE SETEMBRO, 17H00
INÍCIO E FIM: SOBREIRA FORMOSA
PERCURSO: CIRCULAR COM CERCA DE 8 KM
GRAU DE DIFICULDADE: MÉDIO/FÁCIL
PONTO DE ENCONTRO: BIBLIOTECA MUNICIPAL
INSCRIÇÕES NO POSTO DE TURISMO
Ao cair da tarde, o passeio pedestre leva os caminhantes até um campo de milho, onde quem quiser poderá experimentar a apanhar maçarocas. O percurso é associado à Feira de Outono, que celebra tarefas e produtos agrícolas, e no final quem quiser poderá participar numa desfolhada. A inscrição não inclui refeição. No domingo realiza-se, às 9h30, a caminhada temática “As vinhas e as vindimas”.

Etiquetas: , , , , , , , ,

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •