segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ervas da Baronia, Alvito 12 Fevereiro

Dia lindo de sol. Atravessamos a planície alentejana - montado, seara, pastos. Barragem de Odivelas. Vila Nova da Baronia à vista.
Parámos na Praça da República, junto à imponente Igreja Matriz. Daqui percorremos a avenida principal e chegamos a um cruzammento de caminhos, onde tomamos o de terra batida. Vamos passando ao longo de hortas e pastos pontuados por sobreiros e azinheiras. As ervas chamam a nossa atenção - os catacuzes,  as carrasquinhas e os espargos. O caminho é plano e o grupo, mais de 80 participantes, depressa chega à ermida de Santa Águeda e S. Neutel (Eleutério?).
No seu interior os frescos impressionam - faz parte da Rota do Fresco. Após uns quantos takes, e com a multidão já reagrupada, passamos pelo terreiro da Romaria, e deparamos com uma manada de bovinos que rumina estendida nas ervas. Voltamos ao caminho de terra e agora temos o privilégio de observar centenas de oliveiras centenárias. As Hortas sucedem-se e os citrinos marcam presença. O trilho segue agora por um carreiro entre ervas altas. Um obstáculo inesperado trava o grupo. Afinal este ribeiro de águas limpidas não causou mossa. Já avistamos os torreões da Igreja. Percorremos ruas e ruelas e ainda temos tempo para provar os enchidos da Baronia. Depois o repasto de ervas servido pelo restaurante O Casão - espargos com ovos, feijão com catacuzes e carrasquinhas a acompanhar os joaquins, as bochechas com puré de espargos e a sericaia com ameixa - SOBERBO.
De caminho visitamos a adega das Barras, antes de seguir para o Alvito.Os vestígios do Manuelino estão por todas as ruelas e merecem um passeio demorado e atento. Temos ainda o privilégio de ser dos primeiros em visitar os restos arqueológicos recentemente descobertos e ainda em fase de escavação - talvez umas termas romanas, escondidas por baixo de um cemitério do sec. XIII. Oxalá haja vontade e dinheiro para ir mais longe.



Ervas da Baronia - Santa Águeda

EVERY TRAIL

1 Comments:

Blogger tigusto said...

Como é que o único homem do Grupo de Coral Feminino As Madrugadeiras de Alvito não se havia de chamar Manuel Cansado?! De qualquer modo já a madrugada ia longe (ou ainda vinha longe?) e elas cantaram, dançaram e encantaram! Boa malha!

quinta-feira, março 03, 2011 4:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


  •