sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Deixar o ano sem grandes caminhadas ... navegando, navegando!

Há sempre quem queira festa. Talvez por isso foi fácil reunir quarenta amigos para ir festejar o Ano Novo para o Algarve.
Como a viagem é longa e as perspectivas culturais escassas, parámos em Mértola para uma visita descontraída, caminhando por becos e ruelas.
Em dia de tolerância não se pode esperar muito dos serviços públicos. Duzentos euros depois iniciámos a visita ao que resta da Mesquita. De seguida as ruínas do bairro árabe em pleno Alcazar.
Depois mais umas quantas ruelas e eis-nos no Museu Islâmico - recomenda-se vivamente. Mais um monte de fotos do rio Guadiana, da ribeira de Oeiras e dos montes em redor, e fazemo-nos ao caminho.
O passeio turístico em autocarro entre Mértola e Alcoutim é muito interessante. As ribeiras transbordam de água graças às últimas chuvadas e avistam-se perdizes e abibes. O rio já desponta lá ao fundo e a surpresa está servida - um enorme barco de passageiros espera os caminheiros.
Terminamos o ano com uma descida vertiginosa pelo Guadiana, tal era a força da maré, ajudada pelo caudal anormal do rio. Estendemos os farnéis no convés apesar das nuvens ameaçadoras. O fim do ano prometia!
Passeio rápido por Vila Real de Santo António e eis-nos em direcção a Guerreiros do Rio. Atravessamos o Sapal, depois Castro Marim, com o Sol a desaparecer no horizonte. A chuva começa a cair, mas agora já pouco importa. Jantar, cena, Dj, salut e cama. A primeira noite está ganha.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •