sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Emerita Augusta - Ruínas de um império, museu impressionante, guia paciente ...

Hoje temos caminhada citadina. Nas margens do Grande Rio - Guadiana, ergueu-se uma das mais belas cidades romanas, para o descanso dos guerreiros - Emerita Augusta.
Apesar do frio o chilrear dos pássaros quebra o silêncio tumular das circo romano. O teatro será talvez um dos mais belos do mundo. Por altura das calendas de verão é rara a noite em que se não possa apreciar algum espectáculo neste local.
De seguida o Museu projectado por Moneo. Lindo, bem organizado, bem documentado.
Depois vagueamos pelas ruelas. Em cada esquina um achado - um muro, um arruamento, uma coluna, um capitel.. Agora estamos num dos dois foruns da cidade. Em breve teremos aqui um centro cultural e comercial.
De seguida passamos ao Alcazar onde os arabes se refugiaram das investidas dos habitantes após a queda do Império e a passagem dos povos bárbaros. Apenas uma cisterna atesta a passagem dos almorávidas. Sem embargo, num convento nas proximidades encontra-se uma das maiores colecções de restos arqueológicos visigóticos. Após quatro horas de canseira arribamos a  bom porto para uma refeição à castelhana.
Uma agradável surpresa esta cidade de soldados romanos. Voltámos repletos de cultura e com a promessa de passar palavra. http://www.consorciomerida.org/

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •