quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Terras de D. Alvarinho - Raios e coriscos DAY 2

A chuva não deu tréguas e o vento não amainou. O autocarro agachou-se na curva da estrada e protestou:-Daqui não saio, daqui ninguém me tira. Afinal saiu em direcção ao estaleiro no Porto.
A visita ao Palácio da Brejoeira, agora acessível a todas as bolsas safou a manhã.
Chegámos muito cedo, apesar do vento. Ainda esperámos um pouco. Dividimos o grupo em três para deambular pelo Palácio.
Aprecia-se um certo ar decadente, que quanto a mim, ainda lhe dá mais encanto. Sucederam-se os salões e as salas, os móveis império e as louças chinesas. A pronuncia afrancesada da guia tornou a visita mais curiosa. Lá fora o vento sopra violentamente e a chuva impede prolongar a visita mais além.
Querias! Ainda fomos - o grupo completo - ver os jardins das cameleiras.
Depois, teimosos como somos, não resistimos ao passeio pelo bosque e pelas vinhas. No final completámos a visita na adega velha. Faltaram as provas. Estão prometidas para breve, num espaço acolhedor.
A loucura apoderou-se do guia, que queria à viva força empurrar o grupo para o carvalhal de Abedim.
Bendita providência! O autocarro recusa-se a continuar e assapa literalmente na subida. Pronto já está, plano de contingência.
Meia hora depois regressámos a Monção. Almoço controverso. A fúria dos ventos e chuvas empurraram toda a gente para as comezainas.
Mas o teimoso do guia marcou uma visita guiada pela história de Monção.
Ventos ciclónicos, chuvas torrenciais, relâmpagos: - Oh filha! Com um tempo destes...nem pensar.
Fez-se a visita. E só uma entrada povidencial pelas traseiras da casa do Curro nos salvou de tamanho tormento.
Pois se os Deuses andam zangados, façamos-lhes um brinde. Não foi um, foram sete. Sete vezes o copo verteu nas gargantas um líquido côr de palha, mais seco, menos seco, mais fruta, menos fruta, de outras tantas marcas de Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço - todos do concelho.
Titubeantes, debaixo de chuvas e ventos, chegámos ao Hotel Termas de Monção - ou seria tábua de salvação. E ainda nos esperava o senhor jantar e... mais alvarinho.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •