quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Por Terras de D. Alvarinho - day 1 Valença

O programa prometia muito. O Tempo nem por isso. Os incêndios de verão ainda menos. Teimosos que somos, lá fomos.
Não poso avançar sem descrever o "chasso". Cor azul e branca com uns martelanços aqui e ali. Mudanças manuais. Velocidade de cruzeiro, igual ou menor que 100. A única juventude era a do Motorista.Deslocava-se ronronante, cambaleante, saltitante, mas sempre de morro descaído. Quando ia de frente parecia querer ir de lado. De lado, depende de que lado se mire. Descaído sobre a direita, como que a arrastar a traseira. De quando em vez lá se endireitava. Belo.
Mas chegámos a Valença. Tarde, mas conseguimos. Piquenique à maneira ao lado do Rio Minho, na Senhora da Cabeça - vá se lá saber porquê! Seria um aviso aos caminhantes?
Dali saímos em rápidas andanças a caminho de S.Pedro . Talvez ele nos valesse. Fizémos 12 quilómetros - ir e vir - pela nova rota do Minho, ainda inexistente no papel, mas muito bem sinalizada - meus ricos eurinhos!
A seguir o momento mais alto - Visita à fortaleza e museu de Valença. A guia, do melhor. E não era só simpatia...
Uma surpresa para quem como eu já visitou a Feira dos Atoalhados uma dezena de vezes. O potencial está toda lá . Muralhas intactas, cheias de história e estórias. Espaços a pedir uma utilidade urgente. E o Museu? Muito muito interessante, embora perdido no meio do enxoval.
Começou a cair aquela chuva miudinha. Não nos impediu de chegar ao baluarte de TUI. Com a vista enturvada ouvimos as mais belas estórias das trapicheiras - http://tv.uvigo.es/video/25843 Um encanto. Obrigado.
O Hotel das Termas de Monção esperava-nos para o banho reconciliador. Mas o dia ainda prometia. Jantando a correr, fomos directos para a Desfolhada em Valença - pena o tempo ter obrigado a festa a recolher ao quartel... dos Bombeiros. Tanta festa para tão pouco espaço. Do melhor. Aqui está para ... invejaram . Para o ano há mais.



Aqui "aparecedes" alguns de VÓS

2 Comments:

Blogger Santareias said...

Granda Nóia. Olhem para o Pinheirinho!

quarta-feira, outubro 13, 2010 5:52:00 da tarde  
Blogger tigusto said...

E agora informamos que o nosso canal foi comprado pelo Sr Joaquim e passará, a partir deste momento, a emitir apenas folclore minhoto!
Excêntricos esta malta dos Sempre Por Maus Caminhos! Que estrelas!

sexta-feira, outubro 15, 2010 10:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •