quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Penela - Feira das Nozes e caminhos perdidos Rota da Talismã

De Penela além do Castelo salvaram-se as nozes. De madrugado arribamos à feira e apanhamos os vendedores ambulantes desprevenidos. Compramos dezenas de quilos de nozes e fizemo-nos ao caminho.
O percurso, com apenas 26 km, prometia muito.
O momento alto aconteceu com a visita ao Museu da Villa Romana do Rabaçal. O nosso simpático guia, arqueólogo júnior, entreteu-nos com o passado romano daquelas paragens.
Visitámos o Parque Arqueológico in-situ e os belos mosaicos deixaram-se apreciar por momentos.
Depois veio o piquenique com queijo do Rabaçal e um "ganda" Caldo Verde.
Poi, é verdade, só a seguir fomos caminhar. Uns 10 Km, outros 16 Km. Uns atalharam e outros perderam-se, ficando todos em 13 quilómetros de prazer e calor.
O percurso não indicações fiáveis e ao fim dos primeiros 500 metros já andávamos aos papéis. Aos papéis e ao GPS. Não fosse a presidente da junta de freguesia, e ainda agora lá andávamos.
De quando em vez lá aparecia uma placa a despistar-nos. Era para ver se estávamos atentos. Entre avanços e recuos chegámos a uma aldeia de cafés fechados(modernices), mas de tasco aberto. Saciámos a sede, não sem um velhinho agoureiro nos dizer: - Duas horas, nem três. Depois venha cá dizer-me. Não fui, e afinal a partir dali foram só mais duas horas e meia.
O vale do Rabaçal tem um encanto muito especial. Pena as aldeias desertas e em ruínas. As terras de Sicó continuam a ser uma surpresa. Têm vinho e azeite, ovelhas e queijo, mas não têm gente.
Do outro lado avista-se de imediato a Serra da Lousã. Estranhamente as encostas apresentam-se intactas - o fogo não chegou aqui. Ou terá apenas sido a ausência de incendiários.
Mais um caminho de perdição, mais duas hesitações e chegamos à aldeia de Taliscas. Aqui perto encontram-se as grutas calcárias do mesmo nome - ficam para a próxima, a Feira dos Petiscos espera-nos.
A Talismã protegeu-nos. Ainda avistámos o castelo do Juromelo. Não fosse o calor, não nos tinha escapado.
Vejam o filme da jornada!

3 Comments:

Blogger tigusto said...

Algumas zonas do percurso arderam mas vê-las depende por onde se anda. Na Feira das Nozes lá deixei, no stand da C.M.Penela, o meu desagrado pela forma como o percurso está marcado quando, para mais, na página net da câmara tudo parece impecável e marcado nos 2 sentidos! Com 5 percursos que pretendem abrir e com todo o potencial da Serra de Sicó seria bom que melhorassem neste capítulo sob pena de "espantarem a caça"! Valeram-nos as pessoas que fomos encontrando pelo caminho.

sexta-feira, outubro 15, 2010 1:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

AS pessoas ... e o GPS do Farrajota. E o "ganda" sentido de orientação do nosso guia, claro!

sexta-feira, outubro 15, 2010 8:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Is better slow Down! Que porra é esta? Tens é que os por a acelerar. Muito Bom. Está a apurar-te. Ainda te contratam para os Multimedia da empresa.

sexta-feira, outubro 15, 2010 8:39:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


  •