quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Idanha-a-Velha-17 de Outubro de 2010

Encontro marcado para a manhã de Domingo em Monsanto.
Inevitável Monsanto!
A manhã solarenga, com luz ainda rasante que varre as ruas, potencia as texturas das calçadas e das paredes, enaltece as cores das flores que ainda povoam os alpendres antes de o Inverno se anunciar em força, reforça as cercaduras das janelas e portas proporcionando esta sensação de claridade por todo o lado. Antes de nos colocarmos a caminho de Idanha-a-Velha impôs-se a volta a Monsanto.
Seguimos depois pela calçada romana com passagem Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça.
Neste trajecto ancestral fazem-nos companhia e sombra grandes sobreiros, azinheiras e oliveiras. Pena ver tanto campo abandonado, incluindo vinhedos, mas são assim os tempos que correm. Correm mal, dizem alguns.
Quase sempre a descer por entre muros seculares acabamos por descobrir a Egitânea, agora Idanha-a-Velha.
Esperava-nos a Festa do Casqueiro onde iríamos almoçar.
Esta é uma festa do pão, bolos e tradições onde marcam presença muitas banquinhas de artesanato, queijos, fumeiro e, naturalmente, pão, tudo cuidadosamente embrulhado num cenário de feira medieval.
A feira está agora maior e faz-se fora de muralhas o que poderá levar a que alguns nem passem pela Egitânea, não se apercebendo, portanto, da verdadeira grandeza e pulsar desta Idanha-a-Velha tal é o "barulho das luzes" fora de portas.
Monsanto-Idanha a Velha at EveryTrail
EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já fiz as aldeias históricas de vespa, há mtos anos atrás, que bem sabe rever tudo isto, a paisagem as pedras! aquela amoreira no meio da aldeia que nos deixava lambuzados...mas satisfeitos. Apetecia continuar convosco nesta caminhada Obg.

terça-feira, novembro 23, 2010 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns. Está um espectáculo, e não me refiro apenas a alguns. Que pena não ter ido a todos.
Está muito trabalho realizado, e por quem tem muito bom gosto.
Não desistam por favor. Nem sempre corre tudo bem, mas os bons momentos compensam os menos bons. Parabéns uma vez mais e ~continuem por favor. Bem hajam.

sexta-feira, dezembro 10, 2010 10:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •