domingo, 2 de maio de 2010

Via Algarviana - Coisas que fui esquecendo ...

Os bons momentos passados na Via Algarviana despertam-me a curiosidade para mais e melhor.
Assim sendo, todos os meus amigos me podem convidar para participar noutros eventos. Desde que não sejam muito longos, não tenham muitas subidas, nem descidas, que tenham muitos pontos de apoio - jamais esquecerei aqueles mexilhões da costa norte oferecidos pelo Barbas do Raio Azul em Barão de S. João, nem os espargos com ovos mexidos que quase não provei.
Sobretudo quero agradecer à Almargem a excelente organização e desejar que nunca mais pare este fluxo de curiosos que desafiam os quase 300 km que vão de Alcoutim a Sagres. Para mim está sendo uma surpresa a quantidade de gente que foi, está, ou vai fazer a VIA.
NOTAS FINAIS
Alojamento:Ao longo do percurso e em etapas organizadas pela Almargem, as colectividades, as escolas, os centros de dia, as autarquias - não referi que a jovem e dinâmica Presidente da Junta de Freguesia de Marmelete esteve em amena cavaqueira connosco no jantar, os meus parabéns - dão o seu apoio para alojar grupos até 20 participantes.
Há que tornar este apoio mais efectivo e dar-lhe um caracter permanente, a troco de umas moedas.
Uma referência são os Centros de Descoberta do Mundo Rural, promovidas pela autarquia de Tavira e a associação Inloco, na freguesia de Cachopo - perguntem no Moinho Do Cachopo pela D. OTília Cardeira.
Do informal passemos ao formal. Ao longo do percurso existem unidades hoteleiras que constam do guia sobre a Via Algarviana, que ficam no trajecto da Via ou a pouca distância.. Eu, e alguns amigos, fomos ficando alojados - em Barranco do Velho num turismo rural lindíssimo, muito rural,  Rota da Esteva  , em Alte no Hotel de Alte, em Silves no Hotel Colina dos Mouros, em Monchique na Estalagem Abrigo da Montanha, em Sagres no Hotel Memmo Baleeira - a ver o sol nascer no mar(?). 
Aconselho-os a que façam o percurso no sentido Alcoutim - Cabo de S. Vicente.
Refeições:Além dos petiscos que vos forem propondo nas tabernas e bares do percurso, jantem fartamente comida serrana, tradicional, como a Açorda de Galo, o cozido de Grão, o ensopado de Enguias - em Guerreiros do Rio, o Xarém, o Borrego assado e de caldeirada, o cachaço de porco assado e os enchidos e as papas de milho em Monchique, os perceves em Vila do Bispo, os cogumelos - cantarelos e trompetas - em Sarnadas (Alte).
Apenas o grão se repetiu para além do desejável.
Das bebidas referência para os vinhos de Lagoa, para o Medronho em Monchique e no Barranco do Velho, e a melosa, exclusiva de Monchique
Percurso: Duro, longo, para gente que gosta de andar e desfrutar de espaços a perder de vista - é um desafio, e como tal deve ser encarado. Podem percorrer a Via em mais dias, podem ficar a perdidos durante horas naqueles sítios únicos e podem, quase sempre, pedir um táxi e regressar ao incómodo e triste lazer no sofá das vossas casas.
Paisagem: Começando pelo Rio Grande, três vezes rio - Rio Guadiana, passando pelas serranias algarvias, montado do Barranco, formações cársicas, pomares e hortas do Barrocal Algarvio, mais Serranias de estevas, as alturas da Picota e da Fóia, e enfim o Mar, o do Sul e o do Norte no Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina - Aljezur e Sagres.
Núcleos urbanos: Demorem-se nos pequenos núcleos de casas - os lugares, as Cortes, falem com os locais, gastem, comprem, façam-nos sentir parte da solução e não se apresentem como mais um problema - a desertificação começa em cada um de nós.
Vila do Bispo, Barão de S. João, Bensafrim, Marmelete, Monchique, Silves - aqui demorem-se, e apreciem o que ainda resta de um local quem vem do tempo dos Fenícios, passando por romanos, árabes, bereberes, francos, e ainda tenta resistir aos povos nórdicos - Messines, Alte - aldeia cheia de pequenos encantos, entrem em Benafim, Salir, Barranco do Velho, Cachopo, Vaqueiros, Furnazinhas, Alcoutim.
Desçam o rio de barco até Vila Real de Santo António e voltem, voltem sempre ...

2 Comments:

Blogger tigusto said...

Para coisas que foste esquecendo estás com uma memória excelente! Obrigado pelos textos, notas, fotos, ambientes, críticas, dicas...
Abraço!

segunda-feira, maio 03, 2010 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

UAU mais uma vez!!!
Obrigada Moura...e um até breve (agora que está pelas espanhas...)

quinta-feira, maio 20, 2010 5:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •