quinta-feira, 27 de maio de 2010

Caminho Santiago Etapa 8 León - Santa Maria del Camino

Sair de León a caminho de Santiago é um verdadeiro suplício. Após deambular pela cidade e visitar a Catedral, o Hotel de S. Marcos, o bairro Húmedo mas sobretudo o conjunto românico de Santo Isidoro, ficamos com uma imagem negativa ao circularmos quilómetros por bairros dormitório com urbanizações de gosto duvidoso.
Não satisfeitos com essa enormidade fazem-nos passar por viadutos e túneis para alcançar o caminho mais adiante.Mas, ainda pior, o caminho segue paralelo à estrada e, nas localidades, pelo passeio junto à rodovia.
Valerá a pena fazer este percurso com todos os obstáculos que apresenta. Não, não vale!
Mas só muito mais tarde o irei descobrir. Por exemplo sabem que os espanhóis só começam a trabalhar lá para as dez horas? Sim , até às nove e trinta não há pão nos bares das redondezas, nem nas aldeias, nos burgos, nas cidades. Justificação antes dessa hora só os tolos dos peregrinos querem bocadillos! Porque não se contentam com um café e algo de bolleria? Toma lá madalenas e aguenta-te por mais dez ou doze quilómetros. No entanto deixo aqui ressalvado que os ditos espanhóis produzem bem mais do que qualquer português.
Viadutos após e já com mais de uma hora de caminho, o trajecto subdivide-se em dois. Um mais urbano e junto à estrada - dizem, e outro mais rural e portanto bucólico. Mais tarde saberemos que qualquer doa trajectos não tem o mínimo interesse.
A única curiosidade é que conheci um italiano madeireiro há muitos anos radicado na Alemanha, que palmilhava 40 a 50 quilómetros diários. Não me disse o porquê mas elogiou o caminho, as paisagens, os albergues e a água potável. Sem complexos lá seguiu com os seus quase setenta anos.
Entramos em Villadangos del Páramo e estamos em presença da maior colónia de corvos que jamais havíamos visto. Centenas ou ainda mais, fazem ninho nos choupos do rio que cruza mais uma terra do caminho.
Paramos para almoço num mesón carreteiro. Mais um menú a euro e picos, quase dez. Só que já começa a cansar tanto grão, salada mista, caldo, merluza, churrasco e filete.
Andamos mais duas horas e paramos em San Martín del Camino. Durante a semana, sempre nas vias principais é fácil apanhar o autocarro para a cidade mais próxima onde a oferta de alojamento é melhor e mais competitiva. De qualquer das formas convém reservar com antecedência.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •