sexta-feira, 9 de abril de 2010

Via Algarviana Day 1 - Limpar Portugal e vida de caracol

Dia chuvoso e cinzento. Não fossem os alcantilados que bordeiam a costa entre Sagres e o Cabo de S. Vicente, o apetite para mais um passeio ter-se-ia esbatido, logo ali, contra os muros da fortaleza.
De saco na mão e com a vista apurada, saltando de arbusto em arbusto, lá enchemos uns quantos sacos negros de dejectos deixados por mãos e consciências menos limpas.
Nunca tinha pensado, ou querido pensar, que os pescadores e os turistas vestem a mesma camisola nesta acção de conspurcar a paisagem de todos.
Lá seguimos alcatrão fora - um proprietário de espaços que deviam ser de todos nós, assim o ditou - virando as costas ao azul do mar em direcção a norte.
Um pastor, ovelhas, um cão com vida de apenas cão. No horizonte cinzento algumas aves se agitam e os nossos anfitriões aponta-nos telescópicamente para perscrutar tal fenómeno.
Cruzámo-nos com um viajante inusitado - suponho que a ponto de terminar a Via! Ou estará a iniciá-la? - que com a sua casa ás costas, mais parecia levar velocidade de caracol.
Numa clareira, já por caminhos de terra, ordens para dispersar - A merenda pesa e há que aliviar a mochila.
Mas num fenómeno Einsteiniano a expansão deu lugar, quase de imediato, à contracção à volta de um furgoneta da Natura que se aproximava transportando consigo compotas, sumos, águas, bolos, bolachas e algo mais.
A caminho de Vila do Bispo, no sobe e desce de suaves colinas, não recordo o passar das horas entretido que estive a entabular os primeiros contactos com um grupo tão cosmopolita.
No fim, e porque recolher lixo tem agradecimento formal, as bifanas e as loiras esperavam por nós.
http://www.viaalgarviana.org   VER FOTOS 

3 Comments:

Blogger tigusto said...

Boas! A iniciativa tem todo o mérito mas sejamos sinceros. Não há boa vontade que possa superar esta "vontade" do sujar! Tanto lixo! Talvez arranjar uma iniciativa do tipo "Não sujar Potugal" pudesse também ter êxito em 364 dias do ano!
Abraço a todos.

sexta-feira, abril 09, 2010 11:36:00 da tarde  
Blogger Santareias said...

Muito bem.Então vamos lá lançar o dia nacional "Não sujar Portugal". Programa - COLÓQUIOS, WORKSHOPS, DEBATES, FEIRA DE RRRS (Recepientes p/ Recuperação Resíduos Sólidos), mercado de inertes ,almoço comemorativo do dia, e para terminar Jornadas Nacionais de Sensibilização do Não Deitar ao Chão, Guarda no Pacotão.
Amigo sou mais a favor de acções activas do que profiláticas. Salut y força no Vidrão

terça-feira, abril 13, 2010 11:37:00 da manhã  
Blogger tigusto said...

Pois... realmente as acções profiláticas não fazem capa de jornal, não se notam. É verdade que se fala do Limpar Portugal e que é de louvar mas é escusado mandar constantemente borda fora todo a lixarada que está à mão!! Nos percursos que fazemos não é de todo fora do comum encontrar de tudo espalhado por aí! Cozinhas e casas de banho aos pedaços ravina abaixo é mato! Espero mesmo é que estas acções activas sejam também profiláticas! Abraço!

segunda-feira, abril 19, 2010 8:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •