segunda-feira, 1 de março de 2010

Carnaval 2010 Day 4 - Carvalhadas Q.B. LAZARIM

A caminho de Lazarim o autocarro rangeu de curva em curva. Centenas de curvas depois, lá arribamos. Primeiro os Mons Gallinei, depois o rio Paiva, de seguida Alvarenga. Lá ao longe avistava-se a Serra da Freita de branco coberta, depois a Serra da Arada, mais à esquerda S. Macário. Lindas cascatas caiam da Serra de Montemuro à nossa esquerda, e lá em baixo o Paiva não nos deixou mais até chegarmos a Castro Daire - d' aire e d' água. Recordo nomes curiosos de pequenas povoações, mas apenas NODAR vai ficar aqui registado, pois penso caminhar por lá um dia destes.
Percebi que o projecto Criar Raízes costuma deambular por estas terras. Pode ser que nos convidem mais uma vez.
De Castro Daire até Bigorne foi um pulinho, mas o que nos esperava entristeceu alguns. Depois das primeiras horas da manhã banhadas pelos raios solares, aqui, a Serra de Montemuro e a de Santa Helena surpreenderam-nos com um manto de nevoeiro cerrado e a paisagem alva do dia anterior.
O autocarro estagnou, e, com tanta neve/gelo, gorou-se a tentativa de realizar o percurso pedestre entre Paradela e Lalim. Fica para outra...
Almoço em Lalim num interessante Turismo Rural, e como não há Domingo sem Missa, nem sábado sem "Polvete", também não há dia sem caminhada. Lá enganámos uns 50 e, após 45 minutos de esforço "tísico", chegámos a Lazarim. Alguns queixaram-se do tempo exíguo que durou o cozido c/ todos.
Mas a chegada a Lazarim foi apoteótica. Levámos com uma saraivada de carvalhadas lançadas pela comadre de serviço que até as mais liberais ruborizaram com tamanha delicadeza.
Para elas fica o chouriço do BURRO - assim se acostumem!
Coisa linda que apanhei no relatório do ICN "A “carvalhada” serve também para pastagem dos ovinos, caprinos e do bovino ..... 84 Junta de Freguesia de Lazarim. Relatório final - Programa Operacional do ..."
Mas não é apenas isto que aqui nos traz. A exuberância das máscaras de madeira ricamente trabalhada são motivo mais que suficiente para voltar aqui todos os anos para tirar umas fotos. E ainda há feijoada ... A única coisa que aqui não abunda são as bundas dos outros Carnavais. Mas temos feijoada e caldo de farinha . Pró ano volto lá, e fico para a feijoada, se aguentar com as carvalhadas, claro!Lagarto! Lagarto!

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Invejo a sorte dos que participaram neste evento único a julgar pelas imagens e pela interessante descrição

terça-feira, março 02, 2010 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lagarto, lagarto! Experimentem os Carnavais tradicionais do nordeste transmontano. Não se irão arrepender.
Jal

terça-feira, março 02, 2010 4:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Incrível, mas é verdade. Andava a pesquisar notícias sobre o Carnaval de Lazarim e encontrei dezenas de referências e imagens, mas só este amigo é que apanhou a essência deste Carnaval.

terça-feira, março 02, 2010 4:22:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •