domingo, 1 de novembro de 2009

Sabrosa-Provesende-24 de Outubro de 2009

Sabrosa-Provesende-24 de Outubro de 2009
Diz a tradição oral que, da exclamação “ – ProveZaide, proveZaide!”, resultou o nome Provesende, substituindo o antigo Vale Verde. Segundo a lenda “Outrora houve um mouro de nome Zaide, o rei Zaide, irmão de Jahia rei de Toledo, ao qual pertencera o castelo de São Domingos, que governava uma área não demarcada. ( Provesende )
E lá fomos nós! Rei Zeide, nem vê-lo, a não ser a referência "Papas Zeide" uma tasca típica de Provesende.
A terra estava engalanada para a festa que se adivinhava. Bancas com produtos locais e artesanato, o ensaio dos bombos que já se fazia sentir, artistas de rua já treinavam os malabarismos. Adivinhava-se que depois do nosso trajecto a pé até ao Pinhão era inevitável voltar à festa! Agora era tempo de descer até ao Douro!
Percurso bem marcado que atravessa toda uma zona de vinhedos e olival até à foz do rio Pinhão. Aí apenas tempo para dar uma volta na zona ribeirinha, ir até à belíssima estação de combóios e beber um copo.
A descer todos os santos ajudam mas para os poucos heróis que fizeram o regresso a pé até ao diabo devem ter vendido a alma! Valentes!
Os outros regressaram no autocarro para nos encontrarmos todos na anunciada festa.
Ainda houve uma providencial boleia numa carrinha de caixa aberta que transportou (só 18!!) nos últimos metros até ao centro da aldeia. Grandes 80 anos os deste Senhor!
Chegámos no calor da festa!
Mas se nesta república não encontrámos rei que avance o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama! Ei-lo, pronto a dar um pé de dança, a petiscar um enchido e a misturar-se por entre brincadeiras e conversa de ocasião. Quem sabe, um bom prenúncio para agora encarar uma Assembleia sem maioria absoluta. Mas a festa é do povo e todos tivemos a oportunidade também de rir e dançar nesta animação de rua. Atrasou-se a saída até à última mas o argumento de visitar a Quinta do Portal também tem o seu peso.
Quinta do Portal ). Espaço sofisticado com destaque para a adega com o exterior revestido a cortiça da autoria do arquitecto Siza Vieira. Após explicações sobre o processo produtivo e armazenamento houve tempo para provar estes néctares antes de rumar ao hotel em Sabrosa para terminar o dia com um belo jantar. ( Sabrosa ).
Provesende












A caminho do Pinhão... a descer!







Foz do rio Pinhão


Pinhão




Transporte Especial!


Festa em Provesende






Jaime Gama presente!




Quinta do Portal












Etiquetas: , ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande honra para esta secção, até as figuras públicas já se aproveitam da força da nossa imagem e da importância dos nossos "eventos"

segunda-feira, novembro 02, 2009 4:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A República só tem a ganhar com estes Maus Caminhos!:-)
jal

segunda-feira, novembro 02, 2009 11:36:00 da tarde  
Anonymous Manel.P said...

Isto de sermos recebidos pela 2ª figura do país
tem muito que se diga!!!!
Afinal também gostam de andar por" maus caminhos"

terça-feira, novembro 03, 2009 2:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Srº Doutor Jaime Gama tambem se fez representar acompanhado pelos seus guarda-costas.

quarta-feira, novembro 18, 2009 10:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


  •