sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CEIA - Centro de Educação E Interpretação Ambiental

CEIA - Centro de Educação E Interpretação Ambiental
Ocupámos o resto da tarde a visitar o Museu Regional de Paredes de Coura, que se recomenda vivamente. Espaço moderno, lindo, construído numa quinta minhota, abastada, que soube conservar todo o encanto dos pátios Minhotos.
Aqui se realizam desfolhadas, cantares, e outros eventos sobre os costumes e modas de antigamente. http://www.jf-vascoes.pt/vascoes.html
Depois lá seguimos sob chuva torrencial até Chã de Lamas, na freguesia de Vascões (terão andando por aqui os euskaldun' s).
Magnífico edifício que alberga o centro de interpretação da Paisagem Protegida do Corno do Bico, implantado na antiga Colónia Agrícola de Chã de Lamas, onde um grupo de agricultores cultivava batata de semente desde os anos 60, e agora em crise quase total não fossem os rendimentos provenientes do pinhal.
Embora chegados a hora tardia, deu para perceber os imensos campos constituídos por lameiros (Lamas) que abastecem de forragem as explorações ganadeiras de Vascões.
Ali junto ao centro, iniciam-se os densos bosques, que apresentam diversas espécies arbóreas, realçando-se sobretudo as fais, além das espécies locais - carvalhos e castanheiros.
Acompanhados pela responsável do centro percorremos todo aquele conjunto composto por anfiteatro, laboratórios, biblioteca, etc. No edifício anexo que incorpora a antiga casa do Sr. Professor, estão os alojamentos, a cantina e diversas salas, que aguardam todos aqueles que, velhos e novos, desejam passar uns bons momentos na natureza. Foi aqui que, acompanhados pela simpatia do Sr. Professor, nos deleitámos com as sopas, os rojões e o arroz doce, acompanhados pelos néctares de colheita própria. Muito obrigado Sr. Professor.






0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •