domingo, 18 de janeiro de 2009

Pateira de Fermentelos-10 de Janeiro de 2009.

Pateira de Fermentelos-10 de Janeiro de 2009.
Dias dos mais frios que se fizeram anunciar para a nossa primeira saída em 2009 não assustou ninguém e marcámos presença num início de manhã a rondar os 0ºC. Não íamos desiludir quem organizou e nos lançou este repto, os nossos associados Carlos e Maria João, do Porto.
Após a chegada à Pateira de Fermentelos ainda deu tempo para um café quentinho no bar que ali estava aberto. Depois das explicações prestadas pelas técnicas da Câmara Municipal de Águeda iniciou-se o percurso circular PR1, em Parque de Óis frente ao Restaurante. Dali até ao Parque de Espichel a lama, neste troço de caminhos florestais, não foi suficiente para nos atrapalhar a observação de algumas aves no caminho até à Pedreira. Mais um saltinho e estávamos já no Parque de Espinhel para ouvirmos falar da "ceifeira aquática" com a qual se mantém um controlo sobre os Jacintos de Água, infestante que, se não controlada, ameaça a vida na Pateira que se pode abservar um pouco melhor indo a dois pontos de observação bem destacados. Pelas margens da Lagoa Férrea dirigimo-nos depois até ao ancoradouro no rio Cértima onde pudemos observar as bateiras ou lanchas. Algumas submersas, estão a inchar, para evitar as frinchas no casco de madeira. Voltámos ao caminho florestal agora com passo mais rápido não fosse o almoço fugir! Azar era a subir! Subiu-se! Dirigimo-nos a Óis da Ribeira onde nos reunimos no Largo do Barqueiro que deve ter ficado desempregado aquando da construção da ponte.
Dali, pela várzea fora, pisando lajes de pedra avermelhada vindas da Pedreira, entre campos de cultivo muito férteis devido às cheias do Águeda é um instante até se atingir o Clube de remo. Estávamos de novo quase no local de partida e a receber-nos lá estavam os patos contratados pela Secção a justificar o nome do local!
Já se comia qualquer coisinha depois destes 13Km...
Vai daí foi um pulinho até às Caves de São João onde nos esperavam umas especialidades de leitão acompanhadas dos respectivos néctares desta casa. Rematámos com visita às caves própriamente ditas antes do regresso a Lisboa.
Foi um belo começo de ano.
Junto ao Parque de Óis




Frio de gelar... o ancoradouro.


Estalagem na outra margem


Lamaçais... quantos mais?



O frio deu lugar a um sol primaveril e a vinha "ardeu"


Junto à Pedreira

Parque de Espinhel


O terror dos Jacintos!


Pontos de observação no Parque de Espinhel




Passagem ainda gelada às 11h.




Ancoradouro rio Cértima.



Largo do barqueiro-Óis da Ribeira

Rio Águeda





Clube de remo


Caves de São João




0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


  •