quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Valença - Ecopista

Depois de muitos quilómetros encaixotados num autocarro "superguay" descarregámos a mercadoria na Senhora do Monte Faro, para um piquenique.
Já reconfortados, principalmente pelas vistas e pela promessa de um "pulpo à feria", lá nos dirigimos para o primeiro percurso pedestre desta deslocação por terras minhotas.
No cruzamento da via com a antiga linha férrea que nos conduzia a Monção, iniciámos o percurso da ecopista Valença- Monção. Quase 13 km sem desníveis, muito bem acondicionados pelas autarquias para a prática do pedestrianismo e do ciclismo.
Curiosamente, ou talvez não, cruzámos com dezenas de "nuestros vecinos", que pelos vistos já não se deslocam a Valença para adquirir atoalhados, felizmente.
Bordeando a via acompanham-nos as vinhas, que se estendem até ás margens do rio Minho. As antigas estações vão-se sucedendo desde a Casa da Linha até à Capela da Nossa Senhora da Cabeça em Cortes, passando por Ganfei, Verdoejo, Friestas e Lapela.
Alguns estações já estão acondicionadas para receber infra-estruturas de apoio aos andarilhos.
A pista desenvolve-se primeiro afastada do rio minho, atravessando vinhedos, para logo entrar por carvalhedos, rompendo aqui e ali montanhas de granito desfeitas pela mão do homem. Curiosamente cruzam a pista outros caminhos sinalizados para a prática do pedestrianismo que ora entram pelas povoações por caminhos de pedra, ora se perfilam perpendiculares ao rio, e que nos convidam a voltar.
O percurso percorre pontes e desfiladeiros aproximando-se do rio Minho no seu troço final possibilitando uma vista magníficamente enquadrada por tão gentil companheiro.
Pelo caminho vislumbram-se solares minhotos, alguns em ruínas, outros a caminho da recuperação.
Outro ponto de muito interesse são as pesqueiras do rio minho, outrora (desde o séc. XI)utilizadas para o aprisionamento das lampreias.
De todas as povoações aquela que sobressai é a de Lapela com a sua torre de menagem(?).
Também reveste maior interesse o santuário da Nossa Senhora da Cabeça em Cortes. Aqui tem lugar a primeira romaria do ano no Alto Minho.




2 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá!
Parabéns pelo blog.
Também adoro o pedestrianismo e tudo o que se relacione com a natureza.
Um abraço

sexta-feira, março 14, 2008 5:12:00 da tarde  
Blogger tigusto said...

Olá António.
Obrigado pelos simpáticos comentários. Quando formos uma vez mais à Serra da Freita ou para as bandas de Arouca desafio-o a vir connosco. Já agora, continue a escrever poesia.
Um abraço.

quinta-feira, abril 03, 2008 7:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •