segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Da Costa da Galé a Melides e... Grândola.

28 de Julho - Aniversário da Sofia!
Ao convite para estarmos na festa de aniversário da Sofia em Grândola, respondemos afirmativamente, pois claro!
Aproveitando a oportunidade lá inventámos um percurso para aquele dia e decidimos que talvez fosse uma boa ideia ir até à praia e caminhar à beira mar. Dito e feito conseguimos enganar uns quarenta e tais que, pela praia, rumaram desde a Costa da Galé a Melides. Percebemos na prática o que já se sabia:
-Andar na areia é bom para camelos!
Paragem intercalar na praia da Aberta Nova e finalização em Melides com banhos a quem se atreveu naquele mar.
Seguimos depois para Santiago do Cacém onde petiscámos no Parque Urbano Rio da Figueira debaixo de um calor abrasador. Valeu-nos a sombra neste espaço recuperado.
Nessa tarde ainda houve tempo para visitar o Museu Municipal situado na antiga cadeia da localidade bem como a exposição 'No Caminho sob as Estrelas' patente na Igreja Matriz. O primeiro Alberga espólio etnográfico e arqueológico, com destaque para a numismática. Pudemos apreciar também duas exposições temporárias. Uma dedicada à loiça da Real Fábrica de Porcelana de Sacavém e uma outra do artista António Viana denominada "Personagens e Relevos". Uma abordagem que se aventura na arte contemporânea.
"No Caminho sob as Estrelas" é uma exposição patente na Igreja Matriz sobre o culto de Santiago e o fenómeno da peregrinação. Esta exposição tem como objectivo dar a conhecer um património único, inserindo-o numa panorâmica mais ampla da influência de Santiago na Europa e no Mundo, relembrando os traços fundamentais do fenómeno da peregrinação a Compostela e da sua influência na definição da identidade de Santiago do Cacém, do Alentejo e de Portugal. Reúne cerca de 120 obras de arte e documentos, dos séculos X a XXI, provenientes de museus e outras instituições de Espanha e Portugal organizadas em diversos núcleos:
Santiago Apóstolo, Santiago Peregrino, Santiago Guerreiro, Santiago de Compostela, Peregrinações e Relíquias, A Devoção a Santiago, A Ordem de Santiago e Santiago do Cacém. Pretende-se, em simultâneo, que a exposição contribua para a afirmação de Santiago do Cacém como um destino privilegiado do turismo cultural, para a valorização do centro histórico da cidade e para a divulgação do património cultural galego, numa lógica de estreitamento de relações entre dois territórios ibéricos.
Podíamos até dizer que tinha sido um dia cheio sem faltarmos à verdade mas, há sempre um "mas", fomos perfeitamente surpreendidos com a disponibilidade, simpatia, alegria e carinho com que fomos recebidos em Grândola na casa dos nossos companheiros Arménio e Anabela para festejarmos o aniversário da sua Sofia, também um bocadinho "nossa", se não nos levam a mal. Para além de um verdadeiro banquete de primeira, o serão foi composto com um trio de arromba que, a cantar à desgarrada, nos arrasou! Juízes, advogados, actores ou repórteres não foram poupados nas suas rimas espontâneas! Valentes! Não fosse termos que regressar devido a imperativos de horário e parece-nos que a coisa se havia de prolongar pela noite fora! Ólha do que se livraram! Daqui, mais uma vez, os nossos carinhosos parabéns à Sofia pelos seus fresquíssimos 15 anos e também aos seus Pais. Bem hajam!






























1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A minha cara de espanto e alegria foi grande , quando vi isto tudo aqui escrito . Bem , adorei aquele dia . Foi mesmo importante para mim o facto de ter feito os meus 15 anos ao pé dos meus companheiros :D Quero agradecer a vossa presença , e desde já dizer que gosto imenso de voces todos . Aquele dia jamais será esquecido . Foi especial !
Espero continuar a marcar pegadas por diversos sitios , convosco ao lado . Também quero agradecer o presente que me deram . Pá , obrigada por tudo . Beijinhos .

domingo, setembro 16, 2007 10:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •