quarta-feira, 25 de julho de 2007

Coentral - Fragas da Ribeira das Quelhas

Atravessando grandes manchas de Pinheiro Bravo lá chegámos ao Coentral. Povoação simpática com a sua Igreja numa colina proeminente situada nas faldas da Serra da Lousã.

Inicia-se o percurso na aldeia seguindo as placas estrategicamente colocadas.

No final da aldeia junto a uma construção comunitária que alberga os rebanhos da terra, envereda-se por trilho muito pedregoso deixando os castanheiros e carvalhos para trás e ao longo do rio por caminhos apenas adivinhados seguimos deslumbrados.

Águas cristalinas, rodeadas de fetos e flores, formando poças que convidam ao banho ou simplesmente a molhar os pés. Aqui os granitos tomam formas arredondadas acossados durante milénios pela bravura das correntes. Saltitando de margem em margem lá vamos progredindo extasiados com este recanto.Rodeados de montes cobertos de estevas, giestas, rosmaninhos, e um ou outro coto ardido de castanheiro.Vale-nos o leito da ribeira para nos abrigar do sol escaldante, filtrando a luz através de salgueiros, pilriteiros e azevinhos ancestrais. Os granitos dão lugar aos xistos numa linha bem definida que percorre todo o monte e atravessa o leito da ribeira. Finalmente começamos a avistar cascatas cujas águas soltam brilhos inesperados.As cascatas já não nos vão abandonar até às famosas fragas da Quelhas. Nós afastamo-nos durante alguns metros do leito da ribeira subindo por caminhos de cabras quase beijando a flor da urze que ainda abunda. Eis a primeira fraga proeminente que quase temos que escalar agarrando-nos com todos os membros muito colados à parede. O obstáculo ultrapassado parece avisar-nos para o que de facto vem a acontecer – estes não são caminhos para caminheiros inexperientes e mal preparados. Aqui só chega aquele que avisado sabe descobrir passagens e que esteja preparado para equilíbrios difíceis numa mistura de escalada e equilíbrio na subida e ausência de vertigens e “slide” nas descidas. Mas a paisagem gratifica os que conseguem chegar à nascente desta ribeira lá para a Senhora da Saúde. Não foi o nosso caso. Fica para a próxima.














2 Comments:

Blogger Salvador said...

Belas fotos e bons passeios!

segunda-feira, julho 21, 2008 7:49:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Há quanto tempo não faço este percurso!!!!!!!
Com estas belas imagens,sinto a nostalgia desses tempos, até ao Poio,( onde íamos ao banho)ainda a coisa vai andando, dai para as Quelhas;... ai sim, é complicado, já o fiz por várias vezes, mas há muitos anos que lá não vou.
Esta para breve, voltar. Prometo

domingo, fevereiro 21, 2010 5:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •