quarta-feira, 5 de maio de 2010

Caminho francês Santiago - Etapa 0, 4 graus a 5 de Maio - Que frio!

Depois de uma viagem de 700 km em viatura, passando por um suculento almoço em Sardón del Duero - callos, fabes, patatas con setas, conejo estufado y albôndigas - chegámos a BURGOS.
O melhor do dia - De Valladodid a Aranda del Duero, por Penafiel, bordeando o Rio Douro, sucedem-se hectares de viña a perder de vista. As "Bodegas y Pagos" com edifícios muito belos convidam a passar aqui uma temporada - Vega Sicília, Viña Mayor, Protos y muitas otras que não me recordo agora, modernas y antigas.
Burgos recebeu-nos com temperaturas extremas, em Maio. Deambulámos pelas ruas e logo que o comércio encerrou , pelas 20h00, tivemos o privilégio de visitar a Catedral e as ruas envolventes sem uma única pessoa a estorvar. Impressionante! Conheço Burgos há cerca de 35 anos e nunca tinha descoberto que não passa de uma qualquer cidade de província, onde, quando o frio aperta, as ruas ficam desertas.
Com uma luz impressionante a banhar os picos das torres da catedral, dando um colorido único à pedra  caliça, um céu plúmbeo a ameaçar desabar sobre as nossas cabeças e umas gotículas de água neve a marcar presença, o espectáculo foi apenas para uns poucos, incluindo estes três aventureiros.
Tempo ainda para entrar nalguns bares apinhados de locais buscando num copo de vinho o aconchego que a roupa de Primavera não traz. E agora vou dormir ainda mais feliz depois de ver o portuga da Madeira fazer um Hat-Trick. 

3 Comments:

Blogger tigusto said...

Quando fiz o caminho desde Leon em Abril também apanhei um frio de rachar e neve na Cruz Alta! Espero que esse frio seja tão bom presságio como o foi para mim. 7 anos depois ainda troco mensagens com 2 ou 3 amigos que ali nos encontramos. Este Camino é muito mais que andar a pé! Cá fico à espera dos teus relatos.
Bon Camino, companheiro!

sábado, maio 08, 2010 10:36:00 da tarde  
Blogger Santareias said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, maio 09, 2010 11:19:00 da tarde  
Blogger Santareias said...

Já levo 4 etapas e a desilusão vai em crescendo.
Mas como me faltam umas 15 ou 16, vou manter o benefício da dúvida.
Será que em 7 anos muito mudou? Ou, como dizia o pensador - Todo depende de los ojos con que se mire!

domingo, maio 09, 2010 11:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


  •