domingo, 29 de maio de 2011

Ribeira de Alge-21 de Maio de 2011

Casal de São Simão
Ribeira de Alge
Lá para as bandas de Figueiró dos Vinhos existe uma terra encantada que dá pelo nome de Casal de São Simão. Dali saímos, realmente encantados, direitinhos à Ribeira de Alge que queríamos percorrer até à sua foz, na óbvia Foz de Alge de seu nome. Até pouco depois das turísticas mas bonitas Fragas de São Simão a coisa faz-se bem mas depois o terreno apenas permite uma progressão muito lenta, cheia de obstáculos mas de uma beleza espantosa! Quem olhe em volta os montes parecem ter apenas eucaliptos mas lá em baixo, junto da ribeira o mundo é outro! Amieiros, Carvalhos, Sobreiros, Azinheiras povoam as margens montando um cenário de bosque encantado. O trilho leva-nos sempre junto ao rio e às vezes tão, mas tão junto... que se faz efectivamente no rio! Uma hesitação aqui ou ali mas todos foram vencendo estas dificuldades. Cedo se começou a perceber que a Foz de Alge era um objectivo longe de mais e acabámos por chegar a uma não menos "longe demais" Ponte da Arnega. Alguns momentos para retemperar o corpo e a alma, beber e comer qualquer coisa. É local para voltar e cumprir o que nos falta até à Foz de Alge e vir de Ferraria até Casal de São Simão mas sem limitações de tempo. Era tempo então de voltar ao Casal de São Simão e rematar a coisa com um merecido jantar de trutas e tiborna de bacalhau. Grande dia! Fica já a seguir o percurso no mapa e umas imagens da coisa!
Casal de São Simão

EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

domingo, 15 de maio de 2011

Mallorca-Mirador de Ses Barques a Cala Tuente-05.05.2011

No último dia de caminhadas a famosa camioneta... não apareceu! Um para o hotel, outro a fazer contactos telefónicos, outro a procurar nas lojas de aluguer de automóveis e... arranjou-se outra no espaço de pouco mais de 1 hora! E como era mais pequena pode levar-nos mais facilmente para os lados de Sa Calobra. Saímos a pé do Mirador de Ses Barques em direcção a Cale Tuente. Um belo passeio, diga-se! Mais uma vez oliveiras, algumas talvez com mil anos, fizeram-nos companhia nestas montanhas. Para nos lembrar que todos os cuidados são poucos na montanha assistimos a uma evacuação por helicóptero. Paragem a meio para beber um suminho de laranja que ajudou a superar a subida que se seguiu. Valente! Sensivelmente a meio do percurso parámos para petiscar num local fantástico ligeiramente afastado do trilho e com vista já para o mar. A partir daí o percurso corre sempre com vista para o mar à medida que vamos descendo. Chegádos a Cala Tuente ainda tempo beber una caña... a preço variável! Já que tínhamos autocarro ainda fomos a Sa Calobra e à impressionante Torrent de Pareis onde, quem quis, tomou um belo banho de mar. Uns trovões avisaram-nos que era tempo de regressar antes que a chuva nos apanhasse ali! Apanhámo-la na estrada de Sa Calobra... para terminar em grande!
Podem ver o percurso no mapa e um filme no Youtube já a seguir!
Mallorca-Mirador de Ses Barques a Cala Tuente at EveryTrail
EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond



terça-feira, 3 de maio de 2011

Mallorca-Formentor-03.05.2011

Pollença
Pollença
Alcúdia
Alcúdia
Mais uma viagem, mais uma voltinha. Saída pela manhã e, como foi hábito estes dias, aproveitamos e visitamos uma localidade. Hoje foi Pollença. Uma surpresa! Muito arranjada, com muito comércio de rua com bom gosto, praças com esplanadas muito simpáticas... gostei! Dirigimo-nos depois para a zona de Formentor onde iríamos começar a andar. Claro que o nosso bus de estimação, enorme para aquelas paragens, mais uma vez fez das dele. Ir abaixo em curvas fechadas de 180º deu para "stressar" mas lá continuamos até que se foi percebendo que não seria fácil encontrar local para dar a volta. Na primeira oportunidade foi encostar e fazer inversão de marcha ali mesmo naquela estrada... ainda deve haver fila até Palma! Seguimos a pé em direcção ao farol do Cabo Formentor, pelo antigo Cámi Vell del Far mas este está em muito mau estado e por vezes é mesmo difícil identificá-lo claramente. Insistimos até termos o farol à vista mas regressámos em direcção à Cala Murta em parte pela estrada. Soube mesmo bem este piquenique nesta Cala quase deserta nesta altura do ano. Para sair dali em voltar à estrada houve que fazer navegação à carta tendo resultado um belo passeio neste improviso de última hora. Mapa e gps fizeram um jeitão nestes 16 km! Antes de regressarmos ao Arenal ainda tempo para dar uma vista de olhos e beber una caña em Alcúdia. Foi assim e podem dar uma vista de olhos abaixo no link do mapa. Amanhã se verá!

Mallorca-Formentor-03.05.2011


EveryTrail - Find trail maps for California and beyond

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mallorca-Palma-02.05.2011

Catedral de Palma e não só...
O "castelo"...
Hoje foi dia de ir à cidade! E começou mal, muito mal!! Aproveitámos esta saída a Palma integrados num grupo mais alargado de turismo sénior. Nada de mais já que teríamos guia na cidade, transporte até lá, etc. O meu espanto foi total quando a poucos minutos de termos saído foi anunciado pela guia que iríamos fazer primeiro uma paragem num pequeno castelo. Castelo? Aqui tão perto? Bom, o que se passou foi indescritível. O "castelo" era um armazém manhoso à beira da estrada de acesso a Palma onde as pessoas são despejadas para fazer compras! Mas até é difícil fazer compras aqui, tal é "calidade" do armazém! Inqualificável aquilo a que as agências cedem, inqualificável a forma como tratam as pessoas que são aqui despejadas e, a ter em conta o tamanho do parque de estacionamento, nem quero pensar o que será isto na "alta"! Enfim, um dos lados bem negros do turismo massificado e nem quero continuar a escrever sobre o assunto...
Sempre Por Maus Caminhos em Palma
Catedral de Palma
Centro náutico - Arenal
Zona histórica em Palma
Vamos ao que interessa. Aproveitámos a boleia até Palma e demos a volta da praxe em regime de "Sightseeing" parando depois na zona do porto. Pudemos assim libertar-nos e avançar ao nosso gosto pela cidade. A catedral gótica e a zona histórica foram a preferência de todos. Ficou combinado que ficaríamos parar a tarde ou regressaríamos mais tarde depois da "siesta" em transportes públicos. É uma cidade viva e vale a pena deambular e apreciar o ambiente de Palma e da zona do hotel, em Arenal. Começámos mal mas acabámos bem!
Amanhã... barrancos com eles! É, afinal, o nosso "core business"!

domingo, 1 de maio de 2011

Mallorca-Deiá a Port de Soller-01.05.2011

Hoje, Dia da Mãe e do Trabalhador, foi tempo de ir até Valdemossa, tradicionalmente terra de artistas, muito pitoresca e fresca... e turística também. Foi uma hora num passeio rápido pelas ruas floridas descobrindo aqui e ali recantos de charme. Vale a pena! Tomámos de seguida a direcção de Deiá pela Ma-10 no nosso bus já equipado com sistema "Start & Stop" :)... enquanto for conseguindo efectuar o "Restart" estamos bem!  Bom, lá chegámos a Deiá ainda com tempo para dar a merecida voltinha da prache à povoação. Mas esta malta quer é andar pelo que nos pusemos a caminho de Port de Soller pelo traçado da GR221. É um traçado distinto do do dia anterior. Apesar da serra hoje fomos em direcção à costa desviando um pouco para chegar ao refúgio de Muleta, junto ao farol sobranceiro a Port de Soller. Vale a pena parar aqui por uns momentos e descer depois para a baía apreciando estas vistas fantásticas. Lá em baixo esperava-nos o reboliço próprio de uma estância balnear e quase parecemos uns marcianos neste ambiente! Rapidamente nos adaptamos e percorremos a marginal mas já não houve coragem para ir a banhos e o bus tem horário! Esperava-nos o merecido banho no hotel e o jantar ainda com luz do sol! Germanices!! Amanhã vamos à cidade! As fotos no texto são de Valdemossa e abaixo podem ver o percurso a pé no mapa com algumas fotos. Para detalhes do percurso "cliquem" no título.

  •