sábado, 30 de abril de 2011

Mallorca-Cúber a Soller-30.04.2011

E cá estão os Sempre Por Maus Caminhos na Tramontana, em Mallorca. 
Depois da borrasca em Lisboa que nos atrasou hora e meia na partida chegámos ao princípio da noite a Mallorca. Voo impecável sem agitações de maior e ainda a tempo do jantar! No 1º dia de caminhada saímos de manhã do hotel em direcção a Luc que aproveitámos para visitar. O espaço do mosteiro vale a pena pela beleza e grandiosidade do local, como podem ver pelas fotos. Vistas as vistas tomamos a direcção das duas barragens de Gorg Blau pela MA-10 para começar a caminhar, pouco antes da barragem de Cúber, numa zona onde passa a GR 221 em direcção a Biniaraix, já perto de Sóller.
Percurso perfeitamente assinalado e praticamente sempre a descer. Atenção que se desce dos 800 m para praticamente o nível do mar pelo que os joelhos têm tendência a ressentir-se. Mas é um prazer desde o início, quando se acompanha a bacia da barragem, até entrar no barranco a caminho do destino. É montanha mesmo ali à mão! Estranharam alguns, convictos que a Mallorca fosse apenas aquele estaleiro de férias das praias de Magaluf, Arenal ou Can Pastilla. Não, afinal há mais do que se imagina. E mesmo que não queiram ou possam caminhar deste modo valerá a pena alugar um carro e percorrer esta zona de montanha.
Enfim, foram uma 4 horas de prazer com um tempo nublado, mas aprazível de temperatura rondando os 20ºC.
Começámos bem!
Podem ver abaixo o mapa e algumas fotos da caminhada.

EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

domingo, 24 de abril de 2011

Via Algarviana-Furnazinhas a Silves-11 a 17 de Abril de 2011

Entusiasmado com o pouco contacto que tinha tido em anteriores edições da Via Algarviana decidi-me a fazer companhia ao companheiro Moura Antunes, já craque destas andanças da Serra e do Barrocal! Eram menos do que estava à espera de encontrar na travessia mas revelaram-se bons companheiros jornada após jornada.
A Via Algarviana é, nesta travessia, muito mais que um caminho que se percorre. Toda a vivência diária entre os elementos do grupo encerra em si mesma a verdadeira riqueza do percurso. 
Aos amigos que me acompanharam, em particular ao Moura sem o qual não teria vindo, à Clara e Anabela da Almargem, deixo o meu sincero agradecimento pelos excelentes dias que passei.
Deixo-vos links do percurso dia a dia ao longo destes 7 dias entre Furnazinhas e Silves onde podem verificar o percurso e ver algumas fotos acompanhadas de pequenas notas feitas na altura clicando nos links.


Via Algarviana-Furnazinhas a Vaqueiros (Ferrarias) at EveryTrail
EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond



Via Algarviana-Vaqueiros (Ferrarias) a Castelão (Feiteira)  at EveryTrail
EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond



Via Algarviana-Feiteira-Barranco do Velho at EveryTrail
EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond



Via Algarviana-Barranco do Velho a Salir at EveryTrail
EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond



Via Algarviana-Salir a Alte at EveryTrail
EveryTrail - Find trail maps for California and beyond



Via Algarviana-Alte a Messines at EveryTrail
EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond



Via Algarviana-Messines a Silves at EveryTrail
EveryTrail - Find hiking trails in California and beyond

Do Castelejo a S. Vicente - 10 de Abril de 2011

E foi dia de terminar no Cabo de S. Vicente o que em tempos se tinha começado. Descer a Costa Vicentina o mais junto à costa possível. Foi um inventar de caminhos, um desce e sobe de falésias e barrancos mas Sempre Por Maus Caminhos... chegámos!
Brindádos com uma etapa final de 14 km fáceis, comparada com a do dia anterior, houve até tempo para cantar os parabéns não uma nem duas mas três vezes! Até a CGD fazia anos!
Brindámos num almoço em Vila do Bispo repartidos pelo Eira do Mel e Ribeira do Poço. Dois tiros, dois melros, para acabar em beleza!
Clicar abaixo para ver as fotos
Do Castelejo a S. Vicente at EveryTrail
EveryTrail - Find the best hikes in California and beyond

sábado, 9 de abril de 2011

Praia do Amado-Castelejo - 09 de Abril de 2011

Esta Costa Vicentina em estilo livre e navegação à vista o mais próximo da costa possível tem-nos proporcionado momentos únicos nestas coisas das caminhadas.
Hoje mais um valente dia por arribas nunca antes atravessadas.
Pode dizer-se que os Sempre Por Maus Caminhos podiam adoptar o nome... Sempre!
É que hoje fez-se verdadeiramente caminho!
Há até propostas para o nome do grupo em inglês: All_Ways!
Ora vejam lá o filme da jornada!

  •