domingo, 20 de abril de 2008

Monsaraz - 19 de Abril de 2008.

Monsaraz - 19 de Abril de 2008.
Escritas de Pedra e Cal.
Prometia muita chuva este Sábado em que nos propusémos a ir até Monsaraz participar num percurso organizado pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz que dá pelo nome de Escritas de Pedra e Cal (12 Km). Recebidos na vila de Monsaraz pelos técnicos dos Serviços de Turismo partimos pouco depois. E sem chuva!
Levar-nos-ia este percurso por vários pontos chave logo começando pelo Convento da Orada (Sec XVIII). Tendo passado um pouco despercebido a alguns encontra-se, a curta distância, o Cromeleque do Xerez que para ali foi transladado em consequência do enchimento da albufeira de Alqueva. Segue o percurso por uma ponte romana, sobre a Ribeira da Pêga, a merecer um pouco mais de destaque bastanto para tal uma pequena limpeza do mato envolvente. Passagem pelo imponente Menir do Outeiro, com 5,6 metros de altura, também por aqui conhecido como Penedo Comprido. Antes de chegar ao Telheiro, o Olival da Pêga é uma referência no património natural de Reguengos de Monsaraz. Certamente algumas destas oliveiras são seculares. Reunião na Fonte do Telheiro onde nos despedimos dos inexcedíveis elementos da organização que não se pouparam a esforços para nos sentirmos sempre em "casa". Ficou a promessa de voltarmos. Ainda era cedo mas muitos apanharam a boleia do autocarro da CMRM para subir até à vila de Monsaraz. Assustaram-se com a pouca chuva que caiu nestes momentos. Outros continuaram teimosamente e a pé até lá acima! Valeu!
Intervalo para petiscar antes de sermos acompanhados por uma técnica dos Serviços de Turismo da Câmara numa visita guiada à vila. Porta da Vila, Cisterna, Museu de Arte Sacra, Igreja de Sta Maria da Lagoa, Castelo, Torre de Menagem, Casa da Inquisição e Igreja de Santiago foram as principais paragens. Houve ainda tempo para deambular livremente pelas ruas.
Era agora tempo de visitar uma olaria em São Pedro do Corval já que este é o maior centro oleiro em Portugal contando-se aqui 26 olarias!
Fim da tarde e tempo para o "lanche ajantarado" desta vez um pouco à descoberta e que se veio a revelar uma excelente surpresa. Fica na Freguesia de Campinho, junto à pista de ultra leves e a dois passos da água do Alqueva. Aqui, no Monte dos Palaios, qualquer dúvida veio a dissipar-se logo que começámos a provar o que ali nos tinha levado. Das entradinhas com grão, feijão frade e saladas, passando pelos pratos quentes de sopa de peixe, açorda de bacalhau, ensopado e sei lá mais o quê, até às sobremesas de encharcada, farófias, arroz doce... todos estes pratos confeccionados pela "equipa" do Sr Luís Fonseca estavam ao nível da excelência. Tínhamos, mais uma vez, acabado em beleza um dia que talvez prometesse pouco, a começar pelo tempo, mas que trouxe muito, fruto também dos esforços de todas as partes envolvidas. A todos eles o nosso obrigado. Bem hajam!
Monsaraz-Concentração junto à Igreja de Santa Maria daLagoa




Junto ao Convento da Orada


Ribeira da Pega-Ponte Romana





Menir do Outeiro


Olival secular da Pega





Prioridade ao branco-cal!!

Fonte do Telheiro



















Cisterna






Porta da Vila


Embrião da ASAE!


Castelo

Uns quantos...

Monte dos Palaios


  •