segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Da Costa da Galé a Melides e... Grândola.

28 de Julho - Aniversário da Sofia!
Ao convite para estarmos na festa de aniversário da Sofia em Grândola, respondemos afirmativamente, pois claro!
Aproveitando a oportunidade lá inventámos um percurso para aquele dia e decidimos que talvez fosse uma boa ideia ir até à praia e caminhar à beira mar. Dito e feito conseguimos enganar uns quarenta e tais que, pela praia, rumaram desde a Costa da Galé a Melides. Percebemos na prática o que já se sabia:
-Andar na areia é bom para camelos!
Paragem intercalar na praia da Aberta Nova e finalização em Melides com banhos a quem se atreveu naquele mar.
Seguimos depois para Santiago do Cacém onde petiscámos no Parque Urbano Rio da Figueira debaixo de um calor abrasador. Valeu-nos a sombra neste espaço recuperado.
Nessa tarde ainda houve tempo para visitar o Museu Municipal situado na antiga cadeia da localidade bem como a exposição 'No Caminho sob as Estrelas' patente na Igreja Matriz. O primeiro Alberga espólio etnográfico e arqueológico, com destaque para a numismática. Pudemos apreciar também duas exposições temporárias. Uma dedicada à loiça da Real Fábrica de Porcelana de Sacavém e uma outra do artista António Viana denominada "Personagens e Relevos". Uma abordagem que se aventura na arte contemporânea.
"No Caminho sob as Estrelas" é uma exposição patente na Igreja Matriz sobre o culto de Santiago e o fenómeno da peregrinação. Esta exposição tem como objectivo dar a conhecer um património único, inserindo-o numa panorâmica mais ampla da influência de Santiago na Europa e no Mundo, relembrando os traços fundamentais do fenómeno da peregrinação a Compostela e da sua influência na definição da identidade de Santiago do Cacém, do Alentejo e de Portugal. Reúne cerca de 120 obras de arte e documentos, dos séculos X a XXI, provenientes de museus e outras instituições de Espanha e Portugal organizadas em diversos núcleos:
Santiago Apóstolo, Santiago Peregrino, Santiago Guerreiro, Santiago de Compostela, Peregrinações e Relíquias, A Devoção a Santiago, A Ordem de Santiago e Santiago do Cacém. Pretende-se, em simultâneo, que a exposição contribua para a afirmação de Santiago do Cacém como um destino privilegiado do turismo cultural, para a valorização do centro histórico da cidade e para a divulgação do património cultural galego, numa lógica de estreitamento de relações entre dois territórios ibéricos.
Podíamos até dizer que tinha sido um dia cheio sem faltarmos à verdade mas, há sempre um "mas", fomos perfeitamente surpreendidos com a disponibilidade, simpatia, alegria e carinho com que fomos recebidos em Grândola na casa dos nossos companheiros Arménio e Anabela para festejarmos o aniversário da sua Sofia, também um bocadinho "nossa", se não nos levam a mal. Para além de um verdadeiro banquete de primeira, o serão foi composto com um trio de arromba que, a cantar à desgarrada, nos arrasou! Juízes, advogados, actores ou repórteres não foram poupados nas suas rimas espontâneas! Valentes! Não fosse termos que regressar devido a imperativos de horário e parece-nos que a coisa se havia de prolongar pela noite fora! Ólha do que se livraram! Daqui, mais uma vez, os nossos carinhosos parabéns à Sofia pelos seus fresquíssimos 15 anos e também aos seus Pais. Bem hajam!






























quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Na Marginal - 05.08.2007

Na Marginal!
E como a tradição já não é o que era a proposta de caminhar em Agosto agrupou 40 companheiros. Partimos de Algés pelas 8,15, com o tempo a fazer umas caretas o que até ajudou à festa, e lá fomos ao longo do rio Tejo com a 1ªparagem a fazer-se em Paço de Arcos. Primeira paragem, primeira surpresa. O Jardim dos Arcos anuncia num quadro informativo muito bonito na sua entrada a abertura às 9h mas encontra-se encerrado. Só às 10! Lamentável!
Aproveitamos a ocasião e tiramos a foto de grupo da praxe e seguimos para "coffe break" pelas imediações na parte mais antiga da localidade aproveitando para ver os antigos fornos de cal. Continuamos depois pela praia de Paço de Arcos, agora bem mais limpa que há uns anos atrás, até Oeiras onde nos reagrupamos para atravessarmos o jardim até à Capela do Palácio dos Marqueses de Pombal. Visita guiada e explicada pormenorizadamente quase até à exaustão. O relógio teimava em avançar e lá partimos para o jardim do palácio. Lindo! Sente-se apenas a falta dos jogos de água que as várias construções deixam adivinhar. Mais um saltinho até ao cento histórico de Oeiras para uma "Paragem Técnica" na Casa das Queijadas e apreciar a doçaria e um Moscatel! Após esta paragem e num espírito Carbono Zero (quase zero) apanhamos o combóio para Cascais. Era tempo para petiscar qualquer coisa nas imediações do Museu do Mar que visitaríamos a seguir. Uma pormenorizada visita guida à exposição temporária deu-nos a conhecer o lado artístico ligado ao mar e a Cascais do Rei D. Carlos. Regresso pelo paredão até ao Estoril onde apanhamos de novo o combóio até Algés. Houve ainda tempo para nos deslocarmos ao renascido Palácio Anjos, agora Centro de Arte Manuel de Brito. Estavam patentes no CAMB, três exposições, «Dos Anos 10 aos Anos 50», «Menez – Exposição Antológica» e «O Véu da Noiva», com destaque para três baixos-relevos de Almada Negreiros, «O Gato Félix», o «Jazz» e o «Marinheiro». Merecidamente e após jornada tão variada as forças restantes arrastaram-nos até à Marisqueira de Algés para um lanchinho...
Há mais na Marginal do que você imagina!






































  •